Efeito no cursor

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Técnicas adotadas pelos autores:

Malba Tahan ou Julio Cesar de Mello e Souza    
            A concepção de Malba Tahan (Júlio Cesar de Mello e Souza) é que o professor tem fundamental papel de inserir a matemática de forma que os alunos a compreendam e possa encontrar melhor maneira de solucionar desafios, deve usar de estratégias para resolver situações da realidade de forma criativa e não mais tradicional.
            A matemática é muito mais do que uma disciplina que está inserida nos currículos escolares ela abrange tudo que existe em nossa volta. Quando vamos ao mercado, ao pesar em uma balança, quando viajamos nos reparamos com quilometragem tudo está sendo introduzida a matemática.
            Em seu livro O Homem Que Calculava Malba conta a história de um homem que para resolver situações que parecia não ter solução, utilizava jogos e brincadeiras por meio da ficção de forma prazerosa. Por este motivo o autor defende a técnica de se inserir a matemática no currículo escolar através de jogos e brincadeiras, diz que situações desafiadoras como a história de Os Trinta e Cinco Camelos, em que três irmãos recebem de herança 35 camelos para ser dividida metade dos camelos para o irmão mais velho, um terço para o irmão do meio e a nona parte para o irmão mais novo.


Zoltan Paul Dienes
            Segundo Dienes a aprendizagem da criança se faz presente a todo o momento. Para ele a criança nasce em seu meio com capacidade de se desenvolver cognitivamente com os adultos ao seu redor que já usam a matemática em seu dia a adia. A matemática é uma ciência que está inserida no mundo inteiro por tanto a criança já tem este armazenamento desde muito cedo pelo convívio que teve em seu processo de desenvolvimento.
             Por isso dar continuidade a este processo segundo Dienes se faz necessário e de grande importância introduzir este aprendizado com brincadeiras e jogos com regras.
            Dienes defende seis etapas para a aprendizagem das crianças por meio de jogos a primeira é o desenvolvimento através do jogo livre com o meio em que vive estabelecendo relações de aprendizagem.
A segunda etapa é quando a criança precisa lidar com as restrições o que pode e o que não pode e assim compreende através das regras do jogo.
Terceira etapa e a do isomorfismo onde a criança ira estabelecer semelhanças e diferenças entre os jogos.
Na quarta etapa e a conclusão do que acriança aprendeu com os jogos.
Quinta etapa caracteriza pelo que a criança consegue representar pela linguagem o que foi extraído.
Sexta etapa é elaborada através de demonstração, compreensão e reconstrução do que adquiriu da aprendizagem.
A autora defende o uso do bloco lógico, material dourado para estimular a compreensão do raciocínio matemático.

Todos os jogos infantis representam uma espécie de exercício que permite à criança adaptar-se a situações que terá de encontrar em sua vida futura. (Dienes, 1986).


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