Malba Tahan ou
Julio Cesar de Mello e Souza
A concepção de Malba Tahan (Júlio
Cesar de Mello e Souza) é que o professor tem fundamental papel de inserir a
matemática de forma que os alunos a compreendam e possa encontrar melhor
maneira de solucionar desafios, deve usar de estratégias para resolver
situações da realidade de forma criativa e não mais tradicional.
A matemática é muito mais do que uma
disciplina que está inserida nos currículos escolares ela abrange tudo que
existe em nossa volta. Quando vamos ao mercado, ao pesar em uma balança, quando
viajamos nos reparamos com quilometragem tudo está sendo introduzida a
matemática.
Em seu livro O Homem Que Calculava
Malba conta a história de um homem que para resolver situações que parecia não
ter solução, utilizava jogos e brincadeiras por meio da ficção de forma prazerosa.
Por este motivo o autor defende a técnica de se inserir a matemática no
currículo escolar através de jogos e brincadeiras, diz que situações
desafiadoras como a história de Os Trinta e Cinco Camelos, em que três irmãos
recebem de herança 35 camelos para ser dividida metade dos camelos para o irmão
mais velho, um terço para o irmão do meio e a nona parte para o irmão mais
novo.
Zoltan Paul Dienes
Segundo Dienes a aprendizagem da
criança se faz presente a todo o momento. Para ele a criança nasce em seu meio
com capacidade de se desenvolver cognitivamente com os adultos ao seu redor que
já usam a matemática em seu dia a adia. A matemática é uma ciência que está
inserida no mundo inteiro por tanto a criança já tem este armazenamento desde
muito cedo pelo convívio que teve em seu processo de desenvolvimento.
Por isso dar continuidade a este processo
segundo Dienes se faz necessário e de grande importância introduzir este
aprendizado com brincadeiras e jogos com regras.
Dienes defende seis etapas para a
aprendizagem das crianças por meio de jogos a primeira é o desenvolvimento
através do jogo livre com o meio em que vive estabelecendo relações de
aprendizagem.
A segunda etapa é
quando a criança precisa lidar com as restrições o que pode e o que não pode e
assim compreende através das regras do jogo.
Terceira etapa e a
do isomorfismo onde a criança ira estabelecer semelhanças e diferenças entre os
jogos.
Na quarta etapa e
a conclusão do que acriança aprendeu com os jogos.
Quinta etapa
caracteriza pelo que a criança consegue representar pela linguagem o que foi
extraído.
Sexta etapa é
elaborada através de demonstração, compreensão e reconstrução do que adquiriu
da aprendizagem.
A autora defende o
uso do bloco lógico, material dourado para estimular a compreensão do
raciocínio matemático.
Todos os jogos
infantis representam uma espécie de exercício que permite à criança adaptar-se
a situações que terá de encontrar em sua vida futura. (Dienes, 1986).
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