O
processo de ensino aprendizagem de números na Educação Infantil dá-se através
das interações e situações concretas da cultura da criança. A introdução de
números ocorrerá no processo pré
- operatório (2 a 5 anos), onde a criança grava,
mas não define quantidade. Geralmente, nas brincadeiras, acontece o
desenvolvimento matemático, onde as crianças quantificam, classificam e seriam
a numeralização.
O professor deve observar, usar estratégias
e ensinar por etapas para que a criança compreenda o processo, daí a
importância de que ela aprenda a fazer relações e comparações de valores por
trás dos números. O professor tem que ser o incentivador, estimulando as
habilidades do aluno, o mediador no processo de ensino aprendizagem e o
interventor na superação de dificuldades.
Portanto, o professor tem papel
fundamental e indispensável na construção dos conhecimentos matemáticos, que a
criança usara para o resto de sua vida.
Fonte imagem: http://reidosanime.blogspot.com.br/2012/04/numeros-para-imprimir-e-colorir.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário