Efeito no cursor

sábado, 20 de setembro de 2014

Atividades com o uso de Ábacos:


Atividades que podem colaborar com o aprendizado das casas decimais com o uso do ábaco:
No ábaco de pinos representamos o número 132 assim:



Faça como no exemplo acima escrevendo a soma que representa cada ábaco:



Registro de observação da reação da criança

Faixa etária: 8 anos
Ano: 3º ano do ensino fundamental
Perfil do Aluno: Em desenvolvimento de acordo com seu grau de instrução, com conhecimento dos números operatório com noção das operações de matemáticas.
Objetivo: Propor ao aluno as atividades questionando e desafiando o seu senso critico das casas decimais. Promover uma atividade que estimule a pensar e se desenvolver cognitivamente.
Lista de perguntas desafiadoras:
.
1- Viviane tem 15 bonecas e doou 4 delas? Quantas bonecas ela ficou?
2- Coloque duas dezenas, e subtraia por uma dezena?
3- Coloque duas dezenas tire dezessete unidades. Quanta ficará?


Outras atividades:



    Propus a atividade acima para uma criança de 10 anos que está no 5º ano do Ensino Fundamental de escola pública:
·            *  Não apresentou nenhuma dificuldade;
·            *   Perguntei como ele coloca o número no ábaco, ele disse: - as centenas no primeiro, as dezenas no segundo e as unidades no último.
·           *  Perguntei como ele ia fazer para chegar no resultado, ele respondeu: - contos todas as bolinhas que estão em cada “pauzinho” e pronto.

 

fonte:









domingo, 14 de setembro de 2014

Diferentes tipos de ábacos




Diferentes tipos de Abacos



O Ábaco: A construção da Centena e da Unidade de milhar.
TIPO
MOMENTO HISTÓRICO
Utilidade


Ábaco Asteca (Nepohualtzitzin), surgiu Entre 900-1000 DC Como Contas ERAM feitas de Grãos de milho atravessados ​​POR cordéis montados n'uma armação de madeira.
Este ábaco E Composto POR 7 Linhas E 13 Colunas. Números OS 7 e 13 de São Numeros Muito Importantes na Civilização Asteca. O Número 7 E sagrado, o Nummer 13 corresponde à Contagem do Tempo EM periodos de 13 dias.


No Princípio, OS Sistemas de Numeração de: Não facilitavam OS Cálculos, logotipo, um dos Instrumentos utilizados par facilitar OS Cálculos FOI o ábaco Muito USADO POR DIVERSAS civilizações Orientais e ocidentais e POR DIVERSAS FAIXAS Informação Indisponível etárias.
O USO PODE fazer ábaco ajudar o educando a perceber o Melhor Sistema de Numeração e SUAS Técnicas operatórias, tornando UMA Ferramenta imprescindível no Ensino da Contagem e das Operações Básicas na Educação Fundamental.

Os Antigos Gregos e romanos utilizavam Contas UO discotecas de Cálculos Fazer metais Pará, e this was a Método se desenvolvendo com o passar dos Anos, when ESTAS Peças utilizadas parágrafo Cálculos foram Presas um hum fio de arame.
Estes Povos Antigos preferiam utilizar o ábaco AO INVES de escrever como Contas no Papel, POIs enguias Localidade: Não sabiam o Que Fazer when estouravam o LIMITE de dez.


O ábaco era Muito Utilizado Antes do Sistema de Numeração hindu-arábico ter Sido CRIADO.
O ábaco do consiste los UMA Pequena Tábua Que Contém Certo Numéro de Contas, ê ê Possível ATRAVES DELE, realizarem-se Cálculos NUMA VELOCIDADE Bem Maior Que fazer se o Cálculo Fosse Feito apenas utilizando-se de uma Mente.


O Ábaco, Primeira Máquina de Calcular da Humanidade, FOI inventado Pelos chineses Conhecendo-se also versões Japonesas, Russas e Astecas. Instrumento sucedido Bem.
Emprega hum Processo de Cálculo com Sistema decimal, atribuindo a pressa CADA UM Múltiplo de dez, facilitando a subtração ea soma.


Ábaco Romano -
Existem RELATOS Que OS babilônios utilizavam hum construido em Pedra Lisa POR Volta de 2400 um.C, Os indícios de Seu OSU na Índia, Mesopotâmia, Grécia e Egito São contundentes.
O Seu surgimento ESTA Ligado AO Desenvolvimento dos Conceitos de Contagem.

Na idade MÉDIA o ábaco era Utilizado Pelos Romanos Pará Realização de Cálculos.




Ábaco Chinês - O Registro Mais Antigo Que se conhece E hum Esboço Presente num Livro da Dinastia Yuan (XIV Século). O Seu Nome los Mandarim é "Suan Pan" Que significa "prato de Cálculo".
O ábaco Chinês dez 2 Contas los CADA vareta de Cima e 5 NAS varetas de Baixo Razão Pela Qual Este Tipo de ábaco E referido Como ábaco 2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu SEM QUALQUÉR alteração ATÉ 1850, Altura los Que Aparece o ábaco fazer Tipo 1/5, Mais Fácil e Rápido. Os modelos 1/5 São Raros Hoje em Dia, e SO 2/5 São Raros fóruns da China EXCETO NAS SUAS communities espalhadas Pelo Mundo.




Ábaco russo, inventado no Século XVII, e AINDA Hoje em Uso, E Chamado de Schoty. Este ábaco opera de forma ligeiramente Diferente dos Abacos Orientais. Como Contas mov-se da Esquerda Para a Direita EO Seu Desenho E baseado na fisionomia das Mãos Humanas.
Colocam-se como Ambas Mãos SOBRE o ábaco, como Contas Brancas correspondem AOS polegares das Mãos (os polegares devem Estar SOBRE ESTAS Contas) e como restantes Contas mov-se com 4 OU 2 DeDos ea Linha Mais Baixa represen como unidades a seguinte como dezenas e ASSIM sucessivamente. A forma de Fazer Operações matemáticas E Semelhante AO fazer Ábaco Chinês.


Ábaco Japonês - Por Volta de 1600 DC, Japoneses OS adaptaram UMA Evolução Do ábaco Chines 1/5 e Chamado de Soroban. O ábaco fazer Tipo quarto, o Preferido e AINDA Hoje fabricado no Japao, surgiu POR Volta de 1930.
Os Japoneses utilizam o Sistema decimal, adaptaram o ábaco 1/5 Para O ábaco quarto, desta forma E Possível obter Valores Entre 0 e 9 (10 Valores Possíveis) Coluna los CADA.


O ábaco se Bem direcionado Seu OSU Junto ÀS intervenções dos Professores possibilitará AO Estudante MODIFICAR Seu Pensamento, reelaborando SUAS hipóteses e compreendendo o Sistema de Numeração Decimal.
AINDA Hoje o ábaco E Utilizado nas Escolas parágrafo that children aprendam a Fazer Operações matemáticas (Contas de somar e subtrair principalmente).




O ábaco, EM SUA forma Geral, E UMA Moldura retangular com fileiras de arame, Cada Fileira REPRESENTANDO UMA Diferente classe decimal, NAS cais Quais d'Orsay correm Pequenas bolas.
O ábaco E hum Antigo Instrumento de Cálculo, Formado POR UMA Moldura com bastões OU Arames Paralelos, dispostos sem SENTIDO vertical, Correspondentes CADA hum uma posição digitais UMA (UNIDADES, dezenas) e nsa cais Quais d'Orsay estao OS Elementos de Contagem (FICHAS, Bolas, Contas ) Que PODEM Fazer-se deslizar livremente.
 
http://criancasenumeros.blogspot.com.br/2012_11_01_archive.html

História da matemática para alunos do 5º ano do ensino fundamental.

Primeiramente abrirei a aula com perguntas instigavas sobre os números:
- Quem sabe me dizer da onde vem os números?
- Qual a importância dos números?
Em seguida com o retroprojetor passaria 2 vídeos sobre a história dos números que facilitarão na aprendizagem deles


Em seguida abrirei discussão sobre os vídeos dando continuidade até a matemática nos dias de hoje.

Fonte vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=1gHZed4QhRQ 
                     https://www.youtube.com/watch?v=9pTsJ8h474I
         









Construção do Conceito de Número

O processo de ensino aprendizagem de números na Educação Infantil dá-se através das interações e situações concretas da cultura da criança. A introdução de números ocorrerá no processo pré
- operatório (2 a 5 anos), onde a criança grava, mas não define quantidade. Geralmente, nas brincadeiras, acontece o desenvolvimento matemático, onde as crianças quantificam, classificam e seriam a numeralização.
    O professor deve observar, usar estratégias e ensinar por etapas para que a criança compreenda o processo, daí a importância de que ela aprenda a fazer relações e comparações de valores por trás dos números. O professor tem que ser o incentivador, estimulando as habilidades do aluno, o mediador no processo de ensino aprendizagem e o interventor na superação de dificuldades.

     Portanto, o professor tem papel fundamental e indispensável na construção dos conhecimentos matemáticos, que a criança usara para o resto de sua vida.   

 Fonte imagem: http://reidosanime.blogspot.com.br/2012/04/numeros-para-imprimir-e-colorir.html